Programação para Computação
Material didático:
- Slides
- Exemplos
- Avaliações
- "Simple Computer Simulator": um applet Java que simula um computador com apenas 13 instruções e 100 posições de memória (descompactar a pasta e abrir o documento html contido nela).
- "Visualg": uma linguagem e um ambiente de programação interativo e gratuito para o desenvolvimento de algoritmos:
- "GCC": antigo "GNU C Compiler" e atual "GNU Compiler Collection", um compilador gratuito para várias linguagens, incluindo C, C++, Java, Fortran e Ada:
- Material elaborado por outros professores do colegiado:
- Bibliografia:
- Algoritmos e lógica de programação:
- Fundamentos da programação de computadores
- Cap.01 (Conceitos básicos)
- Cap.02 (Estrutura seqüencial)
- Cap.03 (Estrutura condicional)
- Cap.04 (Estrutura de repetição)
- Cap.05 (Vetores)
- Cap.06 (Matrizes)
- Cap.07 (Funções de tratamento de caracteres)
- Cap.08 (Registros)
- Cap.09 (Arquivos)
- Cap.10 (Sub-rotinas)
- Conceitos de linguagens de programação:
- Conceitos de linguagens de programação
- Cap.01 (Aspectos preliminares)
- Cap.05 (Nomes, vinculações, verificação de tipos e escopos)
- Cap.06 (Tipos de dados)
- Cap.07 (Expressões e instruções de atribuição)
- Cap.08 (Estruturas de controle no nível da instrução)
- Cap.09 (Subprogramas)
- Linguagem C:
- C completo e total
- Cap.01 (Uma visão geral de C)
- Cap.02 (Expressões em C)
- Cap.03 (Comandos de controle do programa)
- Cap.04 (Matrizes e strings)
- Cap.05 (Ponteiros)
- Cap.06 (Funções)
- Cap.07 (Estruturas, uniões, enumerações e tipos definidos pelo usuário)
- Cap.08 (E/S pelo console)
- Cap.09 (E/S com arquivo)
- C a linguagem de programação padrão ANSI
- Cap.01 (Uma introdução através de exemplos)
- Cap.02 (Tipos, operadores e expressões)
- Cap.03 (Fluxo de controle)
- Cap.04 (Funções e estrutura de programa)
- Cap.05 (Apontadores e vetores)
- Cap.06 (Estruturas)
- Cap.07 (Entrada e saída)
- Técnicas de programação:
- Artigos históricos importantes sobre programação estruturada:
- "Flow Diagrams, Turing Machines
And Languages With Only Two
Formation Rules", por C. Böhm e G. Jacopini (Maio de 1966)
- "Böhm and Jacopini's Reduction of Flow Charts", por D. C. Cooper (Agosto de 1967)
- "Goto statement considered harmful", por E. W. Dijkstra (Março de 1968)
- "Notes on structured programming", por E. W. Dijkstra (Abril de 1970)
- "The translation of 'goto' programas to 'while' programs", por E. Ashcroft e Z. Manna (Janeiro de 1971)
- "Program development by stepwise refinement", por N. Wirth (Abril de 1971)
- "Structured Programming", por O.-J. Dahl, E. W. Dijkstra e C. A. R. Hoare (1972)
- "Structured programming with goto statements", por D. E. Knuth (Dezembro de 1974)
- "On the composition of well-structured programs", por N. Wirth (Dezembro de 1974)
- "On Folk Theorems", por D. Harel (Julho de 1980)
- Web - Lógica de programação:
- Web - Linguagem C:
- Dos criadores da linguagem C, Dennis Ritchie e Brian Kernighan:
- Livros:
- Referências online:
- Material em português:
Período letivo 2008.2:
- Campus Juazeiro
- Programa da disciplina
- Aulas comuns:
- Segundas-feiras das 10:00 às 12:00hs, sala 07
- Quartas-feiras das 10:00 às 12:00, sala 07
- Turma A:
- Quintas-feiras (conforme calendário abaixo) das 8:00 às 12:00hs, laboratório Computação 02
- Turma B:
- Quintas-feiras (conforme calendário abaixo) das 8:00 às 12:00hs, laboratório Computação 02
- Calendário completo das aulas